Atividade Releitura da Obra de Debret/ Temática Mary França O Pote de Melado

Você pode baixar o caderno completo com atividades baseadas na obra O POTE DE MELADO DE MARY FRANÇA EM http://www.ideiacriativa.org/2013/07/caderno-de-atividades-o-pote-de-melado.html


Atividade Produção Textual Turma da Mônica

Atividade Auto Ditado e Número de Sílabas


Atividade Auto Ditado e Número de Sílabas

Vamos trabalhar escrita espontânea e número de sílabas?
Atividade Auto Ditado e Número de Sílabas

Tabelas de Multiplicação


Acabei de montar essas tabelas de multiplicação ... 
A primeira vem com a Magali da Turma da Mônica em uma versão especial e espacial. 
Espero que seja útil á vocês.

Projeto Os Três Porquinhos - Espaço do Educador Profª Luciana Fernandes

Esse Projeto nos foi enviado pela Professora Luciana Fernandes  postado no Ideia Criativa Educação Infantil e agora também dividido com vocês no Ideia Criativa Ensino Fundamental 1pois temos plena convicção que auxiliará muitas turminhas ou dará uma luz á muitos professores que tem alunos com  dificuldade em acompanhar a turma


Segue o Link pra baixar o Projeto em word com 13 páginas.
Certamente será útil á turmas desde Educação Infantil até o 2º ano em alguns casos mesmo o 3º se a turma for um pouquinho atrasada.
Vale  pena baixar e conferir o conteúdo.
Clique na setinha pra fazer download.



Caso tenha dificuldade em fazer download veja aprenda  CLICANDO AQUI!

Atividade Desafio Matemático Probleminhas



Atividade Desafio Matemático Probleminhas
Caderno de desafios matemáticos pra que o professor possa diariamente utilizar uma página de modo a estimular o raciocínio lógico da criança e tornar o universo matemático bem mais acessível, simples e descomplicado.

Atividade Desafio Matemático Ideia Criativa

Atividade Desafio Matemático Ideia Criativa
Esta é uma pequena ideia pescada da net e reformulada por nós na montagem de um caderno de desafios matemáticos pra que o professor possa diariamente utlizar uma página de modo a estimular o raciocínio lógico da criança e tornar o universo matemático bem mais acessível, simples e descomplicado.

Produção de Texto Turma do Mickey

Produção de Texto Turma do Mickey

Uma das maiores dificuldades em se produzir textos e artigos não é a falta de ideias e sim a forma "correta " de organizá-las  fim de se fazer entender.
Propomos através dessa atividade que o professor comece a auxiliar de perto na organização das ideias de seus alunos a fim de despertar desde cedo o gosto pela arte de escrever seu pensar.
Cabe também ao professor auxiliar o aluno pra que se sinta seguro naquilo que escreve o fazendo entender que não há ideia boa ou ruim e sim ideias diferentes. O grande diferencial não está na ideia, mas na forma que a organizamos.
Fica aqui a dica aos professores:
Procurem fazer a atividade junto com o aluno produzindo seu texto também e dividindo com eles suas preferências, desejos e valores.

Choque de Culturas

 
Objetivos:

1- Refletir as diferenças e riquezas culturais.
2- Valorizar e respeitar as diferentes culturas.
3- Perceber a cultura como dimensão de tudo o que se faz em cada grupo humano.
4- Perceber a cultura como a identidade de um povo.
Passos
1- Dividir o grupo em três sub-grupos. Um subgrupo vai encenar uma tribo indígena chegando a cidade. Outro subgrupo encena um grupo de operários chegando a uma tribo indígena. O terceiro subgrupo será observador e avaliador das encenações.
2- O coordenador orienta com antecedência o subgrupo “indígena” e o subgrupo “operários” para pesquisarem sobre os custumes, hábitos e relações sociais de cada do grupo humano que vai representar.
3- Enquanto os dois subgrupos se preparam, o coordenador orienta o subgrupo que vai observar e avaliar as encenações.
4- Em primeiro lugar, a tribo indígena encena sua chegada à cidade. Não conhecem as formas de nossas cidades, estranham tudo, até as coisas mais simples, e não percebem os riscos das mais perigosas.
5- Em segundo lugar, os operários chegam a uma tribo indígena, ignorando toda a sua realidade.
6- Debate
- O que observamos?
- O que pode ocorrer no confronto (choque) de duas culturas diferentes?
- Como analisamos a colonização do Brasil, a partir da encenação?
- Quais as consequências para nós, hoje?
- refletir as encenações à luz de textos pré selecionados pelo coordenador
7- Coordenador procura sintetizar o debate.
8- Avaliação:
- O terceiro subgrupo avalia o trabalho, emitindo opiniões.

Avaliação
1- O que aprendemos?
2- Como nos sentimos?

Dinâmica Jornal Falado

 Objetivos

1- Organizar informações sobre um determinado assunto
2- Desenvolver a expressão oral, o raciocínio, o espírito de cooperação e socialização.
3- Sintetizar idéias  e fatos.
4- Transmitir idéias com pronúncia adequada e correta.

Passos:
1- Formar pequenos grupos.
2- O coordenador apresenta o tema para estudo,  pesquisa.
3- Cada grupo pesquisa e estuda o tema.
4- Cada grupo sintetiza as idéias do tema.
5- Elaboração das notícias  para apresentação, de forma bastante criativa.
6- Apresentação do jornal ao grupão.

Avaliação
1- Quais os momentos que mais nos agradaram?
2- Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?

Desconheço a Fonte
PS: Aproveite pra colocar temas atuais que certamente darão um diferencial á sua aula e seu aluno se envolverá com prazer na atividade

Atividade Problemas Com Chico Bento

Atividade Problemas Com Chico Bento

Problemas simples pra aplicação em turmas de 1° e 2º ano.
Aproveitando o momento junino em que tudo é muito voltado pra o universo rural o professor poderá fazer um intercâmbio entre as duas realidade ( urbana x rural) e continuar explorando a atividade na leitura de imagem e elaborando perguntas pra serem debatidas em grupo á cerca da rotina de um trabalhador rural.

Atividade Araras Azuis / Temática Meio Ambeinte Animais em risco

Atividade Araras Azuis / Temática Meio Ambeinte Animais em risco
Partindo das informações sobre a vida desse animal lindo que corre sérios riscos no cenário ambiental atualmente,  o professor poderá criar discussões a fim de despertar o interesse do aluno  á essa temática.
Poderá sugerir que também pesquisem a respeito desse e de outros animais em risco de extinção e que coletem imagens de animais já extintos pra fazer exposição em mural ou quadros confeccionados com jornais velhos.
A sugestão é explorar ao máximo a discussão e só depois partir pra os conteúdos propostos e inserir outros trabalhados anteriormente.

Produção Textual Ambiental

Produção Textual Ambiental
Produção de texto é algo necessário a todos os alunos em qualquer fase de aprendizado. Desde muito pequena a criança lê a imagem e produz seu texto ( história contada ) narrando á seu modo o fato como entende e de acordo com sua imaginação.
Com essa atividade propomos ao aluno que escolha um dos temas ambientais discutidos de antemão pelo professor dento da temática  Meio Ambiente.
Deixamos  livre a proposta de produção dentro da autonomia do professor para que o mesmo  determine o gênero textual á ser explorado , ou mesmo que deixe á critério do aluno para que venha a  produzir de acordo com o que pede sua imaginação.
Esperamos do aluno simples e  belas produções no sentido de compreender como ele conseguiu entender os temas estudados para partindo disso analisarmos  sua forma de pensar de modo a auxiliá-lo melhor e avaliarmos  suas competências na área da leitura e escrita. 

Atividade Multiplicação/ Temática Esportes Futebol

Atividade Multiplicação/ Temática Esportes Futebol
Trabalhe adição com seus alunos dentro de uma temática divertida. 
As meninas vão achar interessante e os meninos certamente vão adorar.

Atividade Operações com Esquema de Numeração


Com esse esquema de numeração o professor poderá trabalhar operações como soma, subtração ou multiplicação, de modo que a atividade pode ser aplicada desde o 2º até o 5º Ano
Atividade Operações com Esquema de Numeração

Atividade Soma com problemas

Atividade Soma com problemas

Atividade Estados e Regiões Brasileiras

Postei essa atividade algum tempo atrás no Ideia Criativa 1. Como ela sempre foi uma das  mais acessadas decidi dividir com os professores que ainda não conhecem meu outro espaço.
Espero que seja útil.

Atividade Números Pares E Ímpares/ Problemas Simples

Com essa atividade oprofessor irá trabalhar conteúdos simples com as turmas de 1º ano e também testar o raciocínio lógico do aluno.

Atividade uso do M ou N

Com a atividade abaixo você poderá avaliar o aprendizado de seu aluno em relação ao uso do M e do N nas palavras e também fixar as regras de uso dessas 2 letras.

Atividade Uso dos Porquês.

Atividade pra se trabalhar o uso dos porquês nas turmas de 5º ano.
Primeiro uma explicação com exemploes detalhados e depois a verificação do aprendizado.


Atividade Listagem de Palavras / Temática Projeto Mary França

Atividade Listagem de Palavras / Temática Projeto Mary França

Atividade Instrumentos Musicais

Atividade Recorte e Produção de Texto

Atividade Matemática 3° Ano Conjuntos

Atividade  Matemática 3° Ano Conjuntos
Atividade  Matemática 3° Ano Conjuntos

Atividade Matemática / Sequencia Conjuntos e Decomposição de numerais

Atividades Soma Turma da Mônica

O que será do futuro de nosso país se matarmos a esperança no coração das crianças?

Enquanto as autoridades dormem, os adultos esmorecem, os jovens travam diante do primeiro obstáculo uma criança ainda tem esperança de promover o bem coletivo através de uma simples atitude.
Atitude essa que impulsiona os demais e resolve o problema aparentemente insolucionável.
Um vídeo pra se refletir nossa prática pedagógica e analisarmos qual postura devemos tomar diante das dificuldades encontradas na educação.
Discussão pertitente essa em nossos dias uma vez que se instala o pessimismo e a  frustração no meio educacional.
Se nós não plantarmos a esperança no coração das crianças trazendo a tona questionamentos que podem conduzí-la a pensar no bem coletivo e de igual modo se passarmos pra ela essa visão frustrada e pessimista que se instala em nosso meio como verdade absoluta o que será da educação.
O que será do futuro de nosso país se matarmos a esperança no coração das crianças?
Pense nisso e tenha uma excelente início de semana.
PS: Eu , apesar de todas as dificuldaded da vida em minha jornada pedagógica e humana conservo no coração a esperança de mudar o mundo. 
Utopia???
Não... 
Minha vocação de professora não pede menos de mim
Gi Barbosa









Atividade Abelha e Equilíbrio Ambiental/ Temática Meio Ambiente

Atividade Correio Eletrônico./ Enviando um E-Mail

Produção Textual - O Estressado/ Gênero Textual Carta

Produção Textual - O Estressado/ Gênero Textual Carta
Produção Textual - O Estressado/ Gênero Textual Carta

Atividade Meio Ambiente Poema Ambiental

Atividade  Meio Ambiente Poema Ambiental
Atividade  Meio Ambiente Poema Ambiental

Atividade Fração 5º Ano

Atividade Meio Ambiente/ Tipos de Frase Encontro Vocálico e Consonantal

Atividade Meio Ambiente/ Tipos de Frase Encontro Vocálico e Consonantal

Atividade Listagem de Palavras/ Temática Festas Juninas

Atividade Listagem de Palavras/ Temática Festas Juninas

Atividade Listagem de Palavras/ Temática Festas Juninas

Atividade Matemática Divertida/ Recorte Colagem Soma e Subtração



Produção Textual - Os Três Porquinhos

Produção Textual - Os Três Porquinhos

Produção Textual - Os Três Porquinhos

Plano de Aula

Objetivo Geral -  Através do Clássico OS TRÊS PORQUINHOS trabalhar a compreensão  interpretação e grafia do aluno de forma prazerosa desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.

Objetivos específicos.
 Fazer relação (através da observação das figuras ) entre o tempo levado na construção das casas e o material utilizado com sua resistência
Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa
Confeccionar um livro de história e organizá-lo corretamente.
Grafar corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro


1° Momento - Acolhida ( Os alunos serão recebidos com música animada e máscaras de porquinhos )

2° Momento  -  Hora da Novidade ( Dinâmica )

Faremos uma adaptação do jogo Mia Gato  utilizando a figura do porquinho.

Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte :
Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho seu porcão esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e  aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituido por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira .

3° Momento  -  Hora do Conto

Com os alunos sentados em círculo no chão o professor deve contar a história OS TRÊS PORQUINHOS utilizando como recurso um televisor feito com caixa de papelão, um slide com as imagens acima ou mesmo com um livro ilustrado.O ideal durante o conto é que o professor não leia a história, mas conte exlporando as imagens,fazendo uso de gestos e boa expressão facial.
 É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil.Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.

4° Momento  - Atividade impressa

Fazendo uso da Atividade acima o professor deve separar a turma em grupo de 4 e entregar a cada um dos integrantes 1 folha para que  juntos  reescrevam a história a partir das imagens da forma que eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa tarefa e por isso mesmo devem    ser
acompanhado de perto pelo professor.
Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas  e colá-las de forma organizada.
Caso o professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma aula para que tudo esteja pronto.
O professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos livrinhos que os resultados irão aparecer
Obs : A capa e contra capa do livro devem ser confeccionada pelos alunos em E.V.A ou papel cartão e coladas com a ajuda do professor.

5° Momento Intervalo

6° Momento  -  Apresentação dos livrinhos de cada grupo e grafia das principais palavras no quadro para fixação de aprendizagem do aluno.
Durante esse momento o professor deve tirar proveito para explorar outros assuntos que podem envolver o tema fazendo uso da interdisciplinaridade.

7° Momento  -  Leitura do texto coletivo previamente elaborado , durante a confecção desse texto o professor deve ter o máximo de cuidado para  não deixar de citar no mínimo uma das falas de  sequer um aluno, pois é através da valorização de sua participação  que o educando alcança autonomia e  cresce intelectualmente.

8°  Momento - Despedida ( O professor  deve oferecer a cada aluno um cartão de incentivo  em forma de casinha )

Espero que minhas dicas sejam de alguma ajuda
Beijinhos da Gi