Ficha de Leitura Chambolinho

Esse é um caderninho que estou preparando faz algum tempo, como sou muito seletiva em relação aos textos que quero usar ele tá demorando sair da forma rsrs...
Mas espero que saia logo, viu!
TÔ maluquinha pra terminá-lo!

Produção Textual Carnaval

Produção Textual Carnaval
Esta é uma das atividades que os professores que conhelo mais gostam de desenvolver junto a seus alunos.
Um Produção Textual já iniciada.
Aqui será explorada a imagem de Magali e Cascão   e aproveitaremos para aprender um pouco da biografia de Cramem Miranda.
Beijokas

Atividade Leitura e Interpretação Textual


Boa Noite Queridos



Que tal uma pequena sondagem de início de ano ...
Atividade indicada para turmas de 2° e 3º Ano com texto e interpretação para trabalhar também com o tema Família.

Beijokas 

Projeto Mundo da Leitura Ideia Criativa

Projeto Mundo da Leitura Ideia Criativa

Projeto Mundo da Leitura Ideia Criativa

Projeto Mundo da Leitura Ideia Criativa

Projeto Mundo da Leitura Ideia Criativa

Projeto Mundo da Leitura Ideia Criativa

Projeto Mundo da Leitura Ideia Criativa

Projeto Mundo da Leitura Ideia Criativa

Este foi um Projeto Elaborado para minha primeira cliente, aquela que primeiro acreditou em mim quando dava meus primeiros passos na net ...
Aline Lago conhece bem a evolução de meu trabalho, não é minha linda rsrs
Hoje estou bem melhor , né? kkkkkkkkk
Mas vamos ao Projeto Mundo da Leitura .
Elaborado para turmas de 1º a 5º ano com dicas de como trabalhar, como iniciar o projeto e o fechamento .
A Ideia do carrinho da Leitura é de Aline , eu apenas acrescentei um pouquinho de minhas ideias à ideia dela e chegamos a esse resultado.
Espero que gostem. Beijokas

Projeto Carnaval / Atividade / Samba Enredo da Beija - Flor

Projeto Carnaval / Atividade / Samba Enredo da Beija - Flor
Uma atividade para trabalhar geografia e  história...
Exploramos desde a biografia de Neguinho da Beija Flor até a cidade de Araxá e suas principais características.
Sobre Araxá
Terra de Dona Beja, situa-se no planalto do Alto Paranaíba no estado de Minas Gerais.
A palavra Araxá, vem da linguagem Tupi e significa “lugar onde primeiro se avista o sol.
Saiba mais clicando AQUI 
Sobre Neguinho da Beija Flor você lê clicando AQUI

Boa Aula

Atividade Diagnóstica com Texto e Interpretação


Olá queridos!

Ando sumidinha , não é verdade?
Bem, mas hoje antes de mais nada venho compartilhar com vocês uma atividade diagnóstica de Língua Portuguesa .
Com um texto muito legal de  Pedro Bandeira (Nome da Gente) você poderá trabalhar o Projeto Identidade e fazer a sondagem inicial sobre os onhecimentos prévios de cada aluno.
Se desejar outras opções, clicando AQUI, você encontra Produção de texto Lacunado Volta ás Aulas.
Aqui eu iniciei uma produção de texto para que o aluno possa continuar inventando e escrevendo

Boa Aula

Atividade Diagnóstica Volta ás Aulas

Olá Queridos !

Ando meio sumidinha,mas prometo voltar sempre que puder  pra compartilhar coisinhas com vocês.
Hoje um auto ditado de Volta ás Aulas ... Espero que gostem.
Beijão

Plano de Aula Horta Escolar/ Espaço do Educador

Esse é um dos planos de aula de minha irmã que aproveito pra compartilhar com vocês nessa madrugada linda de domingo ... Beijokas


Público Alvo: 4° e 5º Ano

Disciplina/Conteúdo: Ciências / Horta Escolar

Objetivos:  

·        Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta e conhecimento no processo de germinação
·        Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento na horta
·        Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável
·        Criar na escola, uma área produtiva pela qual todos se sintam responsáveis
·        Discutir as verdades e os mitos do lixo


Metodologia:

·        1º Momento: Oração.
Em seguida, acolher os estudantes em sala de aula com amostra de fotos sobre a passeata e os trabalhadores.
Apresentados pelos mesmos em prol do meio ambiente (Programa Despertar)
·        2º Momento: Orientar os estudantes para o plantio de plantas utilizadas como alimento na horta escolar. Em seguida, levá-los até o local do plantio e assim realizar o trabalho
·        3º Momento: Distribuir em forma de texto as afirmativas sobre a temática lixo (verdades e mitos) propondo aos mesmos um estudo por paragrafação, com voz alta para ampliar o repertório cultural dos alunos
·        4º Momento: Confeccionar duas plantas de cartolina ou emborrachado, uma delas contendo: MITO E VERDADE. Em seguida solicitar aos alunos que façam uma fila no centro da sala, em frente ao quadro negro, onde deve estar fixada uma placa de cartolina com a palavra “VERDADE” ao lado direito do quadro, e outra com a palavra “MITO” do lado esquerdo. Formadas as filas, as professoras devem ler uma afirmativa sobre o tema lixo e assim que terminar de ler, apelar para que os alunos se dirijam para o lado da resposta que julgarem correta: Verdade e Mito.  A seguir as professoras devem promover uma discussão com os alunos sobre a afirmativa
·        5º Momento: Recreio
·        6º Momento: Atividade de casa – escrever no quadro a giz as afirmativas sobre a temática – verdades e mitos sobre o lixo para que os estudantes consultem o texto estudado em sala de aula e respondam as questões pedidas.

Recursos: Emborrachado, hidrocor, pincel atômico, texto impresso, giz, quadro, etc.

Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem.
Elaboração: Professora Nilcéia Carvalho 

Programação Evento de Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente



Objetivos:

·        Mobilizar o público através de passeatas e cartazes em defesa ambiental
·        Sensibilizar a comunidade através das apresentações feitas pelos estudantes a partir das temáticas - Resíduos sólidos, Biodiversidade e Água.

Momento Turma 1

·        1º Passo: Saída de Escola
·        2º Passo: Caminhada ecológica na comunidade
·        3º Passo: Palestra com o coordenador do programa Despertar
·        4º Passo: Apresentação dos personagens do Despertar, apresentados pelos alunos do 4º e 5º ano
·        5º Passo: Oficina de leitura poética feita pelos estudantes do 4º e 5º ano
·        6º Passo: Solicitar que os alunos exponham a paródia com mensagem ambiental.

Momentos Turma 2

·       1º Passo: Explanação da slides mostrando áreas preservadas, desmatamento e plantio de mudas
·       2º Passo: Comentários dos estudantes sobre os slides
·       3º Passo: Apresentação das paródias e das produções narrativas, incluindo desenhos de animais em extinção.

Atividade Caça-Palavras Dia do Carteiro

Olá Fofinhos!
Atividade Caça-Palavras Dia do Carteiro

Dia 25 de Janeiro comemoramos o Dia do Carteiro.
Acima temos um caça- palavras para ser desenvolvido com turmas de 1º ano...
Muito simples e fofinho com o Carteiro Paulo pra Colorir.
Espero que vocês gostem.
Mais datas comemorativas clicando AQUI!



Dinâmica do Abraço

Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)
Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."
Dinâmica do Abraço
Objetivos:

• criar certa intimidade e aproximação com os colegas;
• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;
• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.

Observação: ABRAÇO (do dicionário) : demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo = UNIÃO).

OBS 2: levar bexigas e CD.

Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par". Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão.
Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.

Plano de Aula- Meio Ambiente/ Música e Horta Escolar

Plano de Aula- Meio Ambiente/ Música e Horta Escolar

 
Disciplinas: Português e Ciências

Público Alvo: Alunos do 4º e 5º Ano

Conteúdo: Português e Ciências
Estudo de texto – Planeta azul. Construção de uma nova horta, cultivando a horta na escola (adubar)

Objetivos:
  • Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta. (planeta azul)
  • Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação
  • Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável
  • Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento.
  • Criar na escola uma área produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis

Metodologias:

1° Momento: Acolhida Dinâmica do Abraço
2º Momento: Apresentar para os alunos o banner com a letra e imagens da música de Chitãozinho e Xororó – Planeta azul quer você pode encontrar a letra clicando AQUI
Em seguida distribuir a letra da música e propor aos estudantes de escutar com a melodia da mesma
3º Momento: Cantar com os estudantes a música planeta azul, propondo um momento da fala dos estudantes a partir da reflexão de cada estrofe
4° Momento: Sugerir aos estudantes que dramatizem a letra da música através de gestos.
5° Momento: Intervalo
6 °Momento: Levar os estudantes ao espaço da horta. Em seguida sugerir a divisão de grupos, um dos grupos ficará com a responsabilidade para adubar o terreno ao qual foi construída a hortinha na escola. O outro grupo ficará responsável pela construção de uma nova horta.
7 °Momento: Propor uma atividade para casa a respeito dos conteúdos passados em sala de aula.

Recursos: TNT, livros didáticos, giz de cera, computador, impressora, etc.

Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do seu conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem. 

Planeta Azul - Música pra trabalhar Meio Ambiente

Planeta Azul
 Composição: Xororó / Aldemir
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que se planta, morre
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água.
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de Norte a Sul
A Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O rio que desse as encostas já quase sem vida
Parece que chora um triste lamento das águas
Ao ver devastada , a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
Estar de bem com Deus.